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Minha História e Superação

Quando o barbeiro Raimundo Silva, 50 anos, começou no ofício aos 14, sob a sombra de um juazeiro ao lado da casa de sua família, não imaginava que seu hobby lhe renderia toda uma história forjada pela profissão. Porém, em 2024, três décadas e meia depois, o garoto da zona rural de Monte Santo, no Norte e Agreste Baiano, é proprietário e fundador da Barbearia Executive, localizada no Bairro Brasil, em Vitória da Conquista, e em funcionamento desde 1997

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Hoje, um homem de barba grisalha e voz grave de locutor, Silva está inserido em um ramo denominado "mercado da beleza", que, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), representa cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além disso, uma pesquisa da empresa de consultoria McKinsey Global Institute prevê que, até o ano de 2027, esse mercado deverá chegar a US$ 580 bilhões.

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No Brasil, de acordo com números da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o nicho da estética emprega atualmente cerca de 480 mil profissionais de maneira direta ou indireta e cresceu 567% nos últimos cinco anos. Dados da Euromonitor International também mostram que o país é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.